As formas de ganhar dinheiro na Internet

Existem muitos sites dedicados ao tema “Como ganhar dinheiro na Internet”. Todos eles nos “ensinam” técnicas, truques e programas que supostamente nos tornaram ricos da noite para o dia. É verdade que existem pessoas que ficam ricas da noite para o dia com a Internet, como também é verdade que existem pessoas que da noite para o dia ficam ricas porque lhes saiu o prémio grande na lotaria. Esses casos não passam de pura sorte, e todos sabemos que ela existe. O problema com a sorte é que não somos nós que a escolhemos, mas sim ela que nos escolhe. A probabilidade de sermos um dos escolhidos é infinitamente baixa.

O que resta então a quem não (é) foi escolhido pela sorte?

O resto dos comuns mortais não deve desistir, nem desanimar. Existe algo que todos temos, que nos permite escolher, em vez de “esperar sentado” pela nossa vez – que como qualquer pessoa minimamente inteligente rapidamente se apercebe que pode nunca acontecer! Esse algo é a capacidade de trabalhar. Não o tipo de trabalho que nos é socialmente e culturalmente imposto (qual lavagem cerebral): trabalha para um “patrão”, faz tudo o que te “manda” e no final tens um salário. Refiro-me à capacidade que temos de através de uma actividade reflectida criar/construir algo que sem o nosso trabalho não existiria. Passamos assim de espectadores passivos a actores activos. A acção por iniciativa própria que serve como transporte do estado A para o estado desejado B é a forma através da qual nos tornamos responsáveis e senhores do nosso destino.

O sucesso pelo trabalho tem um problema para a maioria das pessoas: demora tempo. Todos temos tendência a ser impacientes e a querer os resultados para amanhã; no entanto, não é assim que funciona, as coisas demoram um determinado tempo a acontecer. O mais importante é sentirmos que estamos a “caminhar o caminho que tem que ser caminhado”; é normal termos dúvidas, mas só no futuro poderemos confirmar se o caminho tomado era o errado. Existem diversos caminhos que nos podem levar ao objectivo traçado, variando apenas no tempo e no custo necessários.

Como saber então se estamos no caminho certo e evitar perder tempo e recursos desnecessariamente?

A resposta é ridiculamente simples: se cada acção tomada nos colocar um pouco mais próximo do nosso objectivo, então estamos num dos caminhos certos.

Afinal quais são as forma de ganhar dinheiro na Internet e o porquê de toda esta introdução?

Começo por responder à 2ª parte da pergunta. Esta introdução toda serve apenas como um alerta: é importante que saiba que o caminho não é fácil e que vai ter dias em que lhe apetecerá desistir. Não o faça, é muito importante que seja paciente. Existe um provérbio chinês que diz que a vontade de desistir é maior quando estamos quase a conseguir.

As principais formas (legais e honestas) de ganhar dinheiro na Internet são apenas três e de fácil compreensão. A partir dessas três derivam todas as outras.

1ª. Vender os nossos produtos/serviços na Internet

Este processo é um dos mais difíceis para conseguir o sucesso, mas é simultaneamente o passo mais natural para quem já tem um negócio no mundo físico.

Resumo dos passos mais importantes:

  • Comprar um domínio
  • Criar uma loja online através de um pacote de e-commerce
  • Definição dos sistemas de pagamento
  • Definição do sistema de expedição

Técnicas de Internet Marketing recomendadas:

Principais fontes de receita:

  • Produtos /serviços vendidos online

2ª Vender os produtos/serviços de outros na Internet

Este processo é de todos os mais simples, mas por esse motivo também é o processo onde a concorrência é maior. Um factor crítico para o sucesso deste processo é o volume, é importante ter muitas fontes de rendimento. Existem imensas redes de afiliados pela Internet, que permitem que venda de tudo. Como era de esperar a maior parte dos produtos/serviços são dirigidos para o mercado americano, no entanto já começam a aparecer algumas redes de afiliados interessantes para o mercado europeu.

Resumo dos passos mais importantes:

  • Comprar vários domínios
  • Criar microsites adequados ao tipo de produtos/serviços

Técnicas de Internet Marketing recomendadas:

Principais fontes de receita:

  • Comissões resultantes das vendas

3ª Vender o nosso tráfego na Internet

Resumidamente, este processo consiste em reencaminhar o tráfego que temos nas nossas propriedades online para outros sites. Normalmente estes tipos de site alimentam com tráfego os negócios online dos processos anteriores. Este processo está muito dependente dos motores de busca, nomeadamente do Google. Os motores de busca são geralmente responsáveis por cerca de 70% do tráfego neste tipo de sites.

Resumo dos passos mais importantes:

  • Comprar um domínio
  • Implementar um CMS/F
  • Criar conteúdo de interesse e/ou uma comunidade em torno de um tema

Técnicas de Internet Marketing recomendadas:

  • SEO
  • Marketing social
  • Marketing viral

Principais fontes de receita:

  • Google AdSense e programas do género
  • Venda de links
  • Banners publicitários
  • Patrocínios

Recomendações finais

É extremamente importante a atenção aos custos. Crie o seu negócio online da forma mais económica que lhe for possível.

Recorrer sempre que possível às seguintes soluções:

  • Software Open Source
  • Conteúdos com licenças do tipo Creative Commons
  • Subcontratação de freelancers
  • Conteúdo auto-gerado pelos utilizadores
  • Etc...

Quando considerar que sucedeu num dos seus projectos, identifique os elementos de sucesso e replique! Crie mais 20 projectos semelhantes e assim sucessivamente. Vencida a inércia o caminho tornar-se-á mais fácil...

Tópicos: 

Comentários

Gostei muito do conteúdo deste Post. Obrigado pela partilha de conhecimento...Parabéns!
Um abraço,
Pedro Santos

muito interessante.
tomei a liberdade de "roubar" o artigo, colocando logicamente um link no fim do artigo (o que me rouba os cliques de final de artigo :):), mas era o minimo :)

Olá,

Normalmente faz-se de outra forma, primeiro pedimos e depois é que colocamos ;-)

Abraços,
José Fernandes

Gostaria de deixar uma dica a mais, para todos aqueles que passam o dia inteiro conectados na Internet, de como para ganhar dinheiro com disso.
Quando me conecto, utilizo o discador da Inteligweb, onde posso ganhar até R$ 0,45 por hora, além de ter uma velocidade de internet banda larga, aí posso trocar por mercadorias em vários estabelecimentos, tipo no Pão de Açúcar, Extra, por assinaturas de revistas da Editora Abril etc.

Parabéns pelo Blog, José Fernandes.

Costumo passar por cá de vez em quando e gosto muito do que leio por aqui!

Sobre o tema deste post, não poderia deixar de mencionar o meu blog. Criei o meu blog há cerca de 3 meses, dedicado, essencialmente, aos Leilões online. Aos poucos vou descrevendo como funciona esta actividade e vou colocando experiências da minha actividade com os Leilões.

Estou a tentar agora, uma vez que o site já começa a ter alguma projecção, ganhar dinheiro com o Blog.

Registei um dominio .com, sendo o link do blog http://www.ideiasedinheiro.com e espero, dentro em breve, começar a vender Publicidade.

Mais uma vez, parabéns pelo blog e continua!
Um abraço.

Antes de mais gostaria de agradecer ao vosso blog.

E depois queria deixar aqui mais uma forma muito boa de ganhar dinheiro. Passem no site para verem, tenho muito a agradecer a este sistema...

www.maiseuros.com

Um muito obrigado

ola jose.
desde ja parabens pelo conteudo que tem no seu site.
bom saber que ha pessoas interessadas em facturar com vontade propria.
tenhu um bom negocio que da para ganhar muito bom dinheiro em pouco tempo.
muito serio e so requer um pouco de dedicação. para todo o país.
interessados em ganhar: p.investimento@gmail.com 913077570
aguardo contactos. abraço

A única maneira que me tem permitido tirar algum rendimento regular da internet, tem sido através do internet marketing. Penso eu que é o único que prescinde de conhecimentos técnicos mais aprofundados. Tenho um artigo sobre este tema na squidoo:Ganhar dinheiro com a internet

dica pro seu blog: os links que vc colocou nas palavras, vc poderia direcionar para abrir com novas guias, ou em uma nova página. assim quem está lendo o blog, nao precisa sair dele :)
adorei o post! bos sorte com o blog \o\

Ótimo Post. mas para ficar rico de uma hora para outra, apenas ganhando na loteria.

A internet é a melhor fonte para começar a ganhar dinheiro sem muito investimento.

Não existe mesmo outra solução a não ser trabalhar. Até quem ganha na loteria tem o pequeno trabalho de tirar a bunda do sofá, comprar um bilhete e escolher os números...

adoro o seu blog.. Ja aprendi mais umas coisas para aplicar no meu blog http://dinheiro-portugal-brasil.blogspot.com . Obrigado e parabens

Também é possível fazer dinheiro a médio prazo com sites PTC. É no fundo uma maneira simples de aumentar os rendimentos ao fim do mês.

Aqui está um bom guia que explica o que é isto dos PTCs. (Paid to click) :

http://ganhardinheiroonline.pt.to/

Bons ganhos!

No início é muito trabalho e ao passar do tempo se torna mais como gerencia de terceirizações.
No pain, no gain!

Concordo contigo. Ganhar dinheiro na Internet está acessível a todos, mas ganhar muito dinheiro na Internet é outra coisa! É algo que dá trabalho.

Eu que o diga…mas é simplesmente fantástico!

http://www.simplesmentefantastico.com

Adicionar novo comentário