Tutorial: Instalar o Drupal no Windows

Drupal + Windows

É possível e muito rápido por o Drupal a funcionar numa plataforma Windows. Esta situação é desejável por exemplo para termos no nosso computador um ambiente de desenvolvimento onde podemos desenvolver e testar os sites Drupal antes de os disponibilizarmos online (ambiente de produção).

O Drupal necessita de um servidor Web, com PHP e uma base de dados. Uma das configurações ideais é ter o Drupal a correr num servidor Apache, com uma base de dados MySQL. No entanto, o Drupal pode trabalhar com outras base de dados, como por exemplo a PostgreSQL.

Requisitos para este tipo de instalação:

  • Apache
  • PHP
  • MySQL

Poderíamos instalar todos estes componentes separadamente, mas isso daria muito trabalho! Existe uma forma mais simples – instalar o XAMPP. O XAMPP é um pacote que de uma vez só instala e configura todos estes produtos: Apache, MySQL, PHP + PEAR, Perl, mod_php, mod_perl, mod_ssl, OpenSSL, phpMyAdmin, Webalizer, Mercury Mail Transport System for Win32 and NetWare Systems v3.32, JpGraph, FileZilla FTP Server, mcrypt, eAccelerator, SQLite, e WEB-DAV + mod_auth_mysql. De uma forma muito rápida ficamos com um plataforma de desenvolvimento instalada no nosso computador. Existe o XAMPP para vários sistemas operativos, mas para o efeito deste artigo apenas estamos interessados na versão para o Windows.

1º Passo: Fazer o download do XAMPP e a sua instalação

XAMPP

XAMPP

XAMPP

XAMPP

Depois de instalado, o XAMPP terá iniciado todos os serviços (Apache, MySQL, etc). Poderá agora abrir o browser e abrir o endereço http://localhost (localhost é o endereço local do computador ou sobre outra forma 127.0.0.1) que devolverá a página em baixo que confirma que tudo correu bem. Essa página também permite aceder, testar e configurar outros serviços, como é o caso do phpMyAdmin (programa para administração do MySQL).

XAMPP

 

2º Passo: Fazer o download do Drupal

Drupal

Quando fazemos o download do Drupal o ficheiro que recebemos vem com a extensão .tar.gz, por exemplo drupal-5.1.tar.gz . Esta extensão não é mais do que um formato de ficheiro parecido com o .zip , ou seja, é uma pasta comprimida com o Drupal lá dentro. Para instalarmos o Drupal é necessário descomprimir esse ficheiro, podemos utilizar por exemplo o Winrar.

Drupal

Depois de termos essa pasta disponível devemos movê-la para dentro da pasta de onde o Apache serve as páginas no browser, normalmente a pasta chama-se htdocs. Estará, se aceitou as configurações por defeito, dentro da pasta xampp criada pelo instalador do XAMPP. Podemos renomear a pasta que contem os ficheiros do Drupal para “drupal”, ficando por exmplo “C:\Programas\xampp\drupal”.

Drupal

3º Passo: Instalar o Drupal

É necessário agora criar a base de dados para esta instalação do Drupal. Podemos utilizar o PhpMyAdmin que referi anteriormente. Utiliza para isso a opção “Criar nova base de dados”. Para efeitos de simplicidade vamos aceder à base de dados “drupal” no MySql com o utilizador criado por defeito que é “root” sem password. Normalmente esta situação é uma falha muito grave de segurança, mas como apenas vamos utilizar este ambiente para desenvolvimento podemos correr esse risco.

Drupal

No browser devemos navegar até http://localhost/drupal/install.php .


Com o novo instalador do Drupal na versão 5, esta parte é muito mais simples. Apenas temos que indicar qual é o nome da base de dados, o nome do utilizador e a sua password.

Drupal

Drupal


Se no browser navegarmos até http://localhost/drupal temos o nosso site Drupal a funcionar!

Drupal instalado

 

Tópicos: 

Comentários

Grande artigo, pá!

Eu já ando há mais de dois anos nisto e só há algumas semanas é que me meti a instalar o Apache, PHP, MySQL etc no meu computador pessoal para não ter de experimentar tudo num site online de testes onde é preciso estar sempre a fazer uploads a cada modificação no código.

Um amigo iniciante recomendou-me o EasyPHP, que parece ser um pacote semelhante a este, mas também mencionou que ainda tinha de experimentar este XAMPP... só olhando para o website parece mais profissional, eheh. Que tal é comparado com o EasyPHP?

Olá Ricardo Madeira,

Antes de me ter decidido por este, também experimentei vários. Considero o XAMPP o melhor de todos, principalmente porque está constantemente a ser actualizado com as novas versões dos produtos. Também tem uma funcionalidade muito útil que é o PHP Switcher, ou seja, permite com um clique alterar a versão do PHP com que trabalhas: passar do PHP 4 para o PHP 5 e vice-versa. Entre muitas outras vantagens, também instala o Perl.

Abraço,
José Fernandes

Olá José Fernandes! Muito bom o tutorial.

Eu estou tendo dificuldade no 3º passo, pois quando clico em 'phpMyAdmin' dá o seguinte erro:

phpMyAdmin - Erro
n㯠carregou extens㯠mysql,verifique a configura絥s do php

Onde será que estou falhando? O que devo fazer?

Grato, Gustavo.

Olá Gustavo,

Já o contactei por email.

Abraço,
José Fernandes

Gostei muito do tutorial, ficou bem fácil.
Ricams - Brasil

Nossa ficou mais fácil entender quando coloca imagens passo a passo, isso pq sou designer e nao coloco meu dedo em programacao. sempre vejo se tem algum tutorial antes de pedir ajuda pro meus amigos webdevelopers. Precisava entender um pouco de drupal para desenvolver um novo projeto.

Olá. Sou novato nestas andanças precisava que me explicasse como activar os clean urls no XAMPP. Obrigado.

Já descobri. Obrigado na mesma.

Olá,

Adorei o tutorial instalei o drupal sem problemas, fiz um site inicial e queria colocar ele online mas nao estou sabendo como, é só copiar a pasta do drupal do htdos do xampp para a public_html do meu servidor?

Obrigado

Olá Felipe,

Obrigado :-)

Para colocar o site no servidor online tem que passar essa pasta toda para o novo servidor e também exportar/importar a base de dados do MySQL. Tens que prestar atenção às permissões e aos utilizadores no MySQL.

Abraço,
José Fernandes

Salve José Fernandes!

bom eu consegui instalar o XAMPP perfeito, agora o que devo fazer para poder modificar o TEMPLATE do site e inserir páginas, criar Links etc...?

Por gentileza se souber de um bom TUTORIAL eu gostaria que me enviasse por e-mail.

grande abraço

Mais uma vez olá José Fernandez!

Como havia falado instalei o XAMPP sem problemas mas quando instalei o DRUPAL e fiz a chamada,http://localhost/drupal apareceu o seguinte erro:Fatal error: Call to undefined function user_access() in C:\xampp\htdocs\drupal\modules\system\system.module on line 98

O que fazer para resolver esse problema?

grato

Olá José Fernandes na hora da instalação quando startei o Apache ele nao rodou e MySQL rodou normalmente você saberia me dizer qual o problema que pode ta ocorrendo????
muito obrigado!!!

Olá José, sou completamente leigo nesse assunto mas me foi solicitado que criasse um blog para nossa escola e que pudesse ser alimentado e organizado por nós, para tanto me sugeriram utilizar o Drupal. Baixei o programa no meu computador mas ele não executou, foi então que procurei mais instruções e encontrei seu tutorial para utilização dele no window´s. Já instalei o XAMPP, e estava seguindo os passos do tutorial mas me perdi no 3º passo, não consegui passar dele e instalar o Drupal.
Sei que deve ser chato mas poderia me dar uma ajuda mais didática, para que não sabe nada?
Grato desde já!
Ricardo

Olá Ricardo,

Consegue abrir o phpMyAdmin?

Abraços,
José Fernandes

Olá José Fernandes,

Parabéns pelo tutorial, porém estou c/ uma dúvida similar a que foi abordada no tutorial porém como não consta a resposta na página estou incluindo-a novamente. O que devo fazer se surgir o seguinte erro: phpMyAdmin - Erro
n㯠carregou extens㯠mysql,verifique a configura絥s do php

Não estou conseguindo acessar a página do phpMyAdmin =/ Já tentei reinstalar novamente, mas o erro persiste.

Aguardo seu retorno.

Olá José fernando realmente seu tutorial é completo, não tive nenhuma dificudade em instalar o meu Drupal, mais eu gostaria de te-lo na versão português, ja consigui baixar o pacote em português mais não sei em qual pasta da o drupal devo coloca-lo e nem como executá-lo depois, se possivel gostaria que me ajudasse.

Olá Jeferson Morais,

Para isso deve activar o módulo "Locale" (http://localhost/admin/build/modules) e importar o ficheiro que termina em .PO no menu "Localization" (http://localhost/admin/settings/locale).

Cumprimentos,
José Fernandes

José Fernandes, estou bastante contente com o seu site, ele e claro, limpo e de facil navegação, seu tutorial muito bem explicado, ainda assim tive dificuldade no passo 3, talvez pelo fato de estar usando versões atualizadas tanto para Shampp quanto para o Drupal, sempre que tento criar o banco de dados visualiso esta resposta...

"Failed to connect to your MySQL database server. MySQL reports the following message: Unknown MySQL server host 'drupal' (11001).

* Are you sure you have the correct username and password?
* Are you sure that you have typed the correct database hostname?
* Are you sure that the database server is running?

For more help, see the Installation and upgrading handbook. If you are unsure what these terms mean you should probably contact your hosting provider.

***
Renomeei a pasta, recriei o banco, mas sem sucesso, acredito que muitos estão tendo o mesmo problema.

Por favor se puder ajudar ficarei muito agradecido.

Obrigado pelo tutorial. Muito bom! valeu!

José Fernandes, está de parabéns pelo seu site. Faço sites simples ja faz um certo tempo, mas nao tive experiência em desenvolver alguma coisa para web 2.0. Não conheço nada sobre apache, mysql ou dupral. Mas baixei e pretendo conhecer bem. Parei exatamente onde você parou no post e eu preciso de ajuda pra continuar. Se você tiver tutorial ou alguma coisa do tipo q eu possa seguir queria q vc mandasse pro meu email se possível.. desde agora agradeço

meu nome e junior eu estou começando a usar o drupal e eu gostaria de saber como que eu faço para o meu drupal aceita a criar novos usuarios no windows eu estou usando o xampp e no linux normal lamp so que quando eu tento criar um novo usuario ele fala que nao pode inviar o email quem podeira me ajudar

meu nome e junior eu estou começando a usar o drupal e eu gostaria de saber como que eu faço para o meu drupal aceita a criar novos usuarios no windows eu estou usando o xampp e no linux normal lamp so que quando eu tento criar um novo usuario ele fala que nao pode inviar o email quem podeira me ajudar

bom dia jose fernandes,eu to com uma pequena duvida quando vc fala devemos navegar até http://localhost/drupal/install.php certo.minha duvida e ,,
quando eu ciar um base de dados eu coloco drupal, e esse install.php onde eu coloco,e como faço pra acessar o drupal pelo localhost..
obrigado irmao espero respostas abraços

nao esotu conseguindo achar a solução e estou achando o programa estranho lento etc, sabe que poderia fazer pra resolver
desde ja grato

Excelente o seu trabalho, parabéns e obrigado. Uma pequena contribuição seria alterar a porta do apache pois se tiver net, virtua a porta 80 não vai ser aceita. O segundo e informar que o localhost tem que ser localhost:8080 e o teceiro e que quando acessar o drupal localhost:8080/drupal, já entrar na opção da tradução. foram só estas as minhas dificuldades, o resto está perfeito.
Obrigado;
Adalberto.

Então...sou totalmente leiga nisso, mas to tentando aprender hehe
To travada ali no passo 3, onde vc diz "No browser devemos navegar até http://localhost/drupal/install.php .", quando faço isso aparece a mensagem: "Objeto não encontrado". Não sei o que fazer dai em diante.
Não sei se a pergunta é besta, mas é melhor que ficar quebrando a cabeça sozinha.
Agradeço desde já ;)

Boas. Não consegui passar desse passo:

http://localhost/drupal/install.php

Passo o link acima no browser, conforme indicado no manual, mas, não redirecciona para a configuração. E mostra a informação que se segue:

-----------------------------------------------------------------------------------
Requirements problem
The following error must be resolved before you can continue the installation process:
The Drupal installer requires that you create a settings file as part of the installation process.

1. Copy the ./sites/default/default.settings.php file to ./sites/default/settings.php.
2. Change file permissions so that it is writable by the web server. If you are unsure how to grant file permissions, please consult the on-line handbook.

More details about installing Drupal are available in INSTALL.txt.

Please check the error messages and try again.
----------------------------------------------------------------------------------

Agradecia imenso que me informasse, como é que eu faço para concluir a instalação? É a primeira vez que estou a utilizar o Drupal.

Na verdade mais q D+!!!
Parabéns!!!
Tenho certeza que ajudou muita gente (Como eu).

Olá Pessoal..
Gente estou tentando desesperadamente instalar este Drupal..
Mas acredito que estou com problemas no meu banco. O site no qual quero colocar o Drupal esta hospedado na Locaweb, e ja ouvi dizer que eles costumam ter alguns problemas com o MySQl..
Bom sou uma porta em mysql e não sei como averiguar isso, mas preciso muito testar o Drupal..
Se alguém tiver conhecimento e paciência poderiam me dar uma mãozinha??
Meu msn é nessa.thai@gmail.com

Desde já agradeço..
E espero um iluminado que possa me ajudar.
Valew..

Caro josé fernandes.

Segui suas orientações e está tudo funcionando perfeitamente em minha máquina.

Agora vem o x da questão para mim:

Como faço essa instalação no servidor web, já que lá não tem o c: e sim o www.
no servidor já tem o php, mysql, e o apache.

Seria só copiar a pasta drupal para o www e criar o banco de dados pelo phpmyadmin do servidor e anterar o seu endereço no settings.php?

Se você puder me ajudar, desde já agradeço.

Para Windows XP, existe um pacote WAMP (Windows Apache, MySql e Php) muito bom para iniciantes nestas andanças e que funciona muito bem com o Drupal 6.

O pacote chama-se Apache2Triad e é muito simples de instalar.

Para o Windows Vista, para além do XAMPP, recomendo o WampServer2, que é bastante parecido com o XAMPP, mas talvez um pouco mais complicado de configurar.

Boa noite.
Eu consegui seguir todos os passos, mas chegando à parte de aceder a phpmyadmin para poder instalar o drupal dá acesso negado... será que me pode ajudar?
Obrigada

Boa noite.
Eu consegui seguir todos os passos, mas chegando à parte de aceder a phpmyadmin para poder instalar o drupal dá acesso negado... será que me pode ajudar?
Obrigada

Muito bom esse tutorial.

Porém nos dias de hoje é bem mais facil de instalar o drupal.. com apenas alguns clicks por paineis de hospedagem .. você consegue colocar no AR.

Eu tenho um instalado no plano de hospedagem que contratei na Inter.net(http://inter.net.br/ ) não demorei nem 5 minutos para instalar.

Olá José fernandes, estou com problemas ao acessar o localhost, ou localhost/xampp, localhost/drupal/install.php, não funciona nada, aparece estas menssagens

"it works"
"The requested URL /xampp was not found on this server."
"The requested URL /drupal/install.php was not found on this server."

ficarei muito grata se puder me ajudar, não sei se com estas informações vc poderia me dá alguma dica.

desde já agradeço.

Cleideane,

Desative a firewall e veja se já funciona...

José Fernandes

ola amigo estou tentando instalar o drupal mas esta aparecendo esta msg:

Warning: PDO::__construct(): in DatabaseConnection->__construct() (line 304 of C:\Program Files\xampp\htdocs\drupal\drupal-7.15\includes\database\database.inc).
In order for Drupal to work, and to continue with the installation process, you must resolve all issues reported below. For more help with configuring your database server, see the installation handbook. If you are unsure what any of this means you should probably contact your hosting provider.

Failed to connect to your database server. The server reports the following message: .

Is the database server running?
Does the database exist, and have you entered the correct database name?
Have you entered the correct username and password?
Have you entered the correct database hostname?

caso possa me ajudar agradeço desde já
grande abraço
até+
Ivo

Olá Ivo,

Tens que ter a extensão do PHP para PDO activa.

Aqui tens mais informação como fazer isso http://drupal.org/requirements/pdo

Abraços,
José