Link Building: Angariação de Links

Existem dois factores que considero serem os mais importantes para conseguir um bom posicionamento nos motores de pesquisa: conteúdo e links . Vamos deixar de parte o “conteúdo” neste artigo e debruçarmo-nos exclusivamente sobre a importância dos links, mais concretamente dos links externos.

Os maiores motores de pesquisa assentam os seus algoritmos sobre as relações entre os links das diversas páginas na internet. Eles avaliam a autoridade de um site através do número e da qualidade dos links que para ele são apontados. Pode ter centenas de links para o seu site, mas se esses links vierem de sites que os motores de pesquisa classifiquem como “spam sites” ou “farm links” de nada lhe servirá ou poderão mesmo prejudicar o seu ranking. Por isso é muito importante conseguir os links “certos”, links que venham de sites de qualidade e relevantes (dentro do tema do seu site).

Um dos factores mais importantes dos links, além do site de onde vem, é qual o texto com que o link foi criado, ou seja, a parte entre as tags <a> e </a> no código HTML da página. É fundamental que esse texto contenha as palavras para as quais pretendemos ter um bom posicionamento nos motores de pesquisa.

&lt;a href=&quot;http://josefernandes.pt&quot;&gt;<span class="style2">texto do link</span>&lt;/a&gt;


Quando escrevemos conteúdo de qualidade ou desenvolvemos sites que verdadeiramente encontram um público interessado, os links acontecem naturalmente, mas nem sempre isso é suficiente e por vezes temos que apressar as coisas. Existem diversas técnicas para conseguir links para o seu site; ao conjunto destas técnicas dentro do SEO dá-se o nome de Link Building, ou seja, a angariação de links.

Algumas técnicas mais usualmente utilizadas:

  • Contactar o dono do site e pedir um link para o nosso site (reciproco ou não);
  • Enviar artigos para inclusão em sites que mais tarde redistribuem gratuitamente esse mesmos artigos juntamente com um link para o seu site;
  • Participar nas comunidades e deixar comentários nos blogues e fóruns;
  • Comprar links;
  • Submeter o site a directórios de sites;
  • Desenvolvimento de pequenas ferramentas que são colocadas nos sites dos utilizadores;
  • Envio de Press Releases;
  • Marketing viral (tema muito extenso);

Como pode ver existem muitas técnicas que ajudam à angariação de links, dependendo sobretudo na dificuldade da implementação, qualidade dos resultados obtidos e no tempo necessário à obtenção do retorno.

 

Tópicos: