Tutorial: Como instalar o Drupal Commerce

O Drupal Commerce consiste num conjunto de módulos para o Drupal 7, que juntos funcionam como uma poderosa e flexível framework para desenvolver lojas de comércio eletrónico. Esta framework é verdadeiramente flexível, pois apoia-se fundamentalmente em módulos como o Views e o Rules, que fazem com que o Drupal Commerce seja um caso único de flexibilidade no panorama atual das plataformas de desenvolvimento para comércio eletrónico.

A forma mais rápida de instalar o Drupal Commerce é através do perfil de instalação Commerce Kickstart. Como requisito apenas necessitamos de ter uma stack configurada para correr Drupal (Windows, Linux, etc).

A instalação é muito simples. Basta fazer o download do Commerce Kickstart, colocar a pasta descomprimida dentro da diretoria correspondente no nosso servidor web e no browser abrir esse endereço.

Se tudo foi colocado no sítio correto, a página seguinte será apresentada:

Instalação Drupal Commerce

Depois disso, devemos seguir os passos seguintes, de acordo com as imagens apresentadas em baixo:

Instalação Drupal Commerce

Nesta fase, onde configuramos a base de dados que vai ser usada pelo Drupal é importante que ela tenha sido previamente criada (por exemplo através do PhpMyAdmin).

Instalação Drupal Commerce

O perfil de instalação tratará de instalar todas as dependências e respectivas configurações.

Instalação Drupal Commerce

Instalação Drupal Commerce

 

Instalação Drupal Commerce

Quando tudo estiver concluído temos disponível uma instalação completa do Drupal juntamente com todos os módulos necessários ao correto funcionamento do Drupal Commerce já instalados e configurados.

Instalação Drupal Commerce

Tempo de instalação: 10 minutos! Já tem uma loja de comércio eletrónico a funcionar, com produtos, carrinho de compras, sistemas de pagamento, entre diversos outros componentes essências a este tipo de site.

Poderá agora explorar a configuração e personalização do Drupal Commerce através da secção “Store”, como assinalado na imagem abaixo.

Instalação Drupal Commerce

O estudo das opções que temos disponíveis ficará para um outro artigo! Espero que este tutorial seja útil :-)

Adicionar novo comentário