A importância de desenvolver sites simples e intuitivos

O Seth Godin colocou um vídeo no seu blog com os resultados de uma experiência onde se registava o local exacto para onde o utilizador dirigia a sua atenção no site Squidoo.com. Os resultados são muito interessantes e demonstram o quanto um utilizador se pode sentir confuso com a apresentação de um site.

video squidoo.com

Nesse vídeo o ponto azul indica o ponto de focagem do utilizador, ou seja, mostra todo o percurso do olhar enquanto observa o site.

 

Pode-se tirar as seguintes conclusões deste vídeo:

  • Blocos de texto são evitados
  • Títulos atraem a atenção do olho
  • As imagens são alvos imediatos do olhar (principalmente quando
  • Os menus e botões são populares
  • As listas conseguem captar um pouco da atenção
  • A publicidade é evitada (talvez porque utilizavam um esquema de anúncios muito vulgar)

O utilizador distrai-se com facilidade, devemos pois construir sites simples e intuitivos de forma que a sua atenção seja induzida para o alvo desejado, seja clicar na publicidade ou comprar algo. Quanto mais difícil e confuso for o site mais difícil será atingir esse objectivo.

Tópicos: