Comparação Drupal / Joomla

[Update 06.03.2014]: Existe uma nova comparação mais recente entre o WordPress, o Joomla e o Drupal feita pelo Robert do websitesetup.org.


 

O Drupal e o Joomla são considerados dois dos melhores CMS (Content Management System) que existem actualmente.

Steve Burge fez uma tabela de comparação entre os dois CMS, onde tentou analisar as forças e fraquezas de cada um.

As conclusões são evidentes e muito interessantes. O Drupal falha em funcionalidades como Carrinho de Compras, Calendários de Eventos, temas, etc. O Joomla falha em coisas como permissões de utilizadores, gestão multi-site, funcionalidades SEO (optimização para motores de busca), etc. Claramente a distinção entre cada um é evidente, O Drupal falha ao nível da funcionalidade e o Joomla falha ao nível da arquitectura.

Qual destas características é mais importante para um CMS? Se souber programar e apenas quer estar limitado pela sua imaginação, o Drupal é a escolha certa pois dá-lhe a fundação (framework) onde poderá alicerçar o mais o projecto mais inovador e complicado. Mas demorará mais tempo! No outro caso, se pretender uma solução rápida e aproveitar as funcionalidades já existentes, embora mais limitadas na criatividade, o Joomla é a escolha certa.

Com a nova versão do Drupal 5.0 (ainda em beta) já existe uma indicação clara que os próximos passos consistem em criar uma ferramenta mais fácil de utilizar e com mais funcionalidades de base. Considero que a escolha foi a acertada para o Drupal, construir umas fundações sólidas para depois sim, trabalhar ao nível da funcionalidade.

A minha escolha cai sobre Drupal, pela imensa flexibilidade e por perceber que com alguns conhecimentos de programação consigo tudo o que quiser do Drupal. Tudo isto apenas é possível devido à excelente comunidade de pessoas inteligentes e dedicadas que fazem parte do Drupal.

Tópicos: 

Comentários

Sem ter visto ainda o artigo que ligas parece-me que falta na analise a comparaçao da acessibilidade para leigos - quao dificil sera a alguem que nao programa editar e criar novas paginas depois da estrutura estar montada.
Nao conheço o Drupal mas no Joomla, nao sendo acessivel como o sfw dos blogs, é relativamente facil criar um artigo e adiciona-lo a um ou mais menus..
Outra nota: o OpenSEO sera quase de certeza integrado numa futura versao e e bastante flexivel nas URLS - e possivel por ex. edita-las à unha ou ele reescreve todas as URLs; existem milhares de mods e comps e uma comunidade vibrante - isto no Joomla.
Talvez se eu fosse programador eu visse beneficios no drupal mas qt mais simples - c as funcionalidades necessarias, melhor.

As funcionalidades que mencionas são todas possíveis no Drupal. Podem não ser tão fáceis de implementar...

Concordo contigo que as funcionalidades devem ser muito simples de implementar, esse é o verdadeiro desafio dos CMS e do software no geral.

O Drupal já começa a preocupar-se muito mais com isso...

Abraço,
José Fernandes

Vcs conhecem algum estudo de comparacao com relacao ao desempenho do JOOMLA!, se ele aguenta muitos usuarios, muitas requisicoes ao servidores, pois a maior vantagem dos CMS robustos e que eles geram paginas, nao armazenam grande partre das informacao no BD. O JOOMLA ao contrario, guarda a maior parte das informacoes no banco. Gostaria de ver alguma pesquisa comparando o JOOMLA com Vignette por exemplo...

Olá:
Iniciei-me no Drupal graças ao seu tutorial - Muito Obrigado.
Bem, a pessoa que vai usar o meu site quer ter permissão para criar menus(já lhe tinha dado permissão para criar sub-menus). Agora ele quer ter a possibilidade de criar menus. Ora, para isso tenho de lhe dar permissão para admin/build/menus. E isso é dar~lhe acesso ao Drupal! Além de que terá que ter instruções para depois ir aos blocos e pôr o menu visivel. Ou seja, estou-lhe a ensinar as bases do drupal. Não me sinto confortável com isto..
Já ao dar-lhe a possibilidade de ele criar sub-menus tive esta dificuldade: ou restrinjo a inserção de um sub-menu a apenas um menu, ou dou-lhe permissão para inseri-lo em todos(mesmo aqueles que não lhe stão visiveis)
Então a minha questão é: Uso o Joomla? Do que conhece deste CMS, dá pra fazer isso?

Olá Alexandre,

Não sei como funciona o Joomla nesse aspecto. Mas no respeita às permissões do Menu no Drupal é tudo ou nada; e na nova versão (6) continuou igual.

Abraços,
José Fernandes

Obrigado

Olá a todos,

Aqui fica mais uma comparação (inglês) sobre as duas plataformas:

http://www.topnotchthemes.com/blog/090224/drupal-vs-joomla-frank-compari...

José Fernandes

Há uma atualização do link citado no artigo, com comparações mais recentes:

http://www.alledia.com/blog/general-cms-issues/joomla-and-drupal-version-2/

--
Alex M. - Suporte técnico / CMS
Unihost Brasil

Excelente tutorial.
Muito detalhado, especialmente para quem está no começo.
Parabéns.

Bruno Estevao
www.sempihost.com.br