Fim dos mega-sites: Globo, RTP, SIC, TVI, etc...

E se a Globo, a SIC, a RTP ou a TVI em vez de terem mega-sites com todos os seus programas debaixo de um mesmo tecto, tivessem um site dedicado exclusivamente a cada programa?

A MTV Networks, pertencente à Viacom, julga que essa é a melhor estratégia, ao anunciar que vai lançar em breve um conjunto de sites dedicados exclusivamente aos programas que produz, estando entre eles o “The Daily Show”, o "South Park", o “Engaged and Underage” da MTV, etc. Cada será dedicado exclusivamente ao programa, em vez de estarem dentro de uma secção do site principal da empresa, como acontece actualmente.

Julgo que esta é a melhor estratégia, trazendo várias vantagens, principalmente para os fãs. Não acham estranho o site oficial do “The Daily Show” ser apenas uma secção no site da empresa produtora do programa, a Comedy Central , e nesse mesmo site estar lá o "South Park"?

Ao ser criado um site exclusivo para o programa existe uma maior identificação do fã com o mesmo, permitindo a criação de uma comunidade de fãs utilizando o site como a ferramenta de comunicação. Desta forma torna-se mais fácil rentabilizar financeiramente o site, através de merchandising, conteúdos exclusivos, etc.

Não seria mais inteligente o site oficial dos “Morangos com Açucar” em vez de estar no endereço http://www.tvi.iol.pt/morangos/site/default.htm, estar no www.morangos.pt? Ou no caso do programa da SIC, “Floribela”, em vez de estar no longo endereço http://sic.sapo.pt/online/sites%20sic/floribella2, estar simplesmente em www.floribela.pt?

A tendência é clara, os mega-sites serão substituídos por sites altamente focalizados num tema; seja ele um produto, um serviço, uma marca ou pessoa.

Tópicos: 

Comentários

por acaso o www.morangos.pt ja esta registado, e nao pertence à telenovela da tvi.