Google finalmente lança substituto da Alexa!

Os últimos dias têm sido muito prolíficos para os lados do Google Trends. Depois de 2 anos sem grandes novidades, não é que no espaço de uma semana tornam este serviço verdadeiramente útil e ditam praticamente o fim da Alexa.

A primeira ronda de melhorias consistiu em adicionar números aos gráficos e a possibilidade de exportar esses dados como um ficheiro CSV.

Mas guardaram o melhor para o fim... foi hoje lançado o Google Trends for Websites. Este serviço permite comparar o tráfego de cada site, indicando simultaneamente o número de visitantes diários únicos.

Este serviço ainda pode evoluir muito, senão vejamos:

  • Não separa as visitas por subdomínio;
  • Não permite exportar os dados;
  • A informação é estimada. Numa experiência que fiz, o valor de visitantes únicos estimado foi 25% do real! (Estranho quando usam a informação disponibilizada através do Google Analytics.)
  • Não estão disponíveis todos os sites.

Há muito que se desejava que o Google lançasse um serviço concorrente ao da Alexa, o qual era considerado por todos como facilmente manipulável e pouco fiável. Vamos esperar e ver como evolui....

Tópicos: 

Comentários

Tenho lido algum feedback deste Google Trends em blogs internacionais, e parece que o serviço não é assim tão bom e fiável como consta.
Ainda não testei a fundo com qualquer projecto meu, mas fica a dica de que os resultados apresentados não são 100% fiáveis.

Abraço e continuação de bom trabalho José!