Google hipócrita na compra e venda de links

Muito se tem escrito acerca da politica do Google a respeito da venda e compra de links nos sites. Ele aconselha mesmo a que se denunciem os casos onde isso acontece, tendo criado um especificamente um serviço para isso no Google Webmaster Central. No entanto, não será o Google hipócrita quando ganha dinheiro indirectamente através desses serviços?

Na imagem abaixo, a 1ª posição dos links pagos (AdWords) é ocupado por uma mas maiores empresas que se dedica a mediar a compra e venda de links nos sites.

comprar links

O Google trabalha com afinco para assegurar a separação completa de links que pretendem manipular os resultados dos mecanismos de pesquisa, como trocas de links excessivas e links comprados que são aprovados pelo PageRank. Se você vir um site que esteja comprando ou vendendo links que são aprovados pelo PageRank, informe-nos. Usaremos suas informações para melhorar nossa detecção por algoritmos de tais links.

Tópicos: 

Comentários

Consegues dar-me um exemplo live onde isso aconteça?

Olá Pedro,

Cá está um (corresponde ao que está na imagem)

http://www.google.pt/search?q=price+link+building&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t...

Abraços,
José Fernandes

É, ele tirou o text-link-ads do índice há uns tempos, mas não é bobo não e se for link pago ele deixa neah!

Não é errado nem pecado vender links no seu site, mas é bom fazer com o atributo rel="nofollow", afinal passar page rank comprado sim é prejudicial à qualidade das buscas na web.

Olá Marcos,

Também concordo contigo acerca de ser mau comprar/vender links para passar PageRank. O problema que vejo na atitude do Google, é fazer disto algo parecido com a Inquisição.

Abraços,
José Fernandes

José,

Sou totalmente de acordo contra discrepâncias, e este é um caso que merece atenção, sem dúvida, mas só queria validar 2 pontos:

1. Existe um encadeamento de discussão aqui onde é esclarecida e discutida a atitude do Google para com links pagos.

2. Inquisição pressupõe uma violação de direitos humanos, e o Google apenas toma medidas para sites que se encontram indexados no seu índice... A web é livre, o índice é do Google.

Olá Pedro,

Desculpa se não me fiz entender claramente na associação à Inquisição. A minha associação tem a ver com a caça às bruxas, onde o sistema serviu para queimar "vizinhos" na fogueira.

Abraços,
José Fernandes

Caro José,
Desculpe discordar da sua análise. Porquê discordo?
Partindo do principio que o Google têm um algoritmo que dá muito valor aos links e com isso calcula o Pagerank de um site.
Será justo que alguém compre links e com isso aumente o seu Pagerank e assim o Pagerank do site não corresponde à realidade comparado com outro site que não comprou links mas que têm conteúdos e links verdadeiros para o seu site?
Até porque existem muitos sites que vendem links e não existe problema nenhum com o Google, porque esses sites que vendem links não enganam o algoritmo do Google porque colocam lá o ‘nofollow’ no link

Acho que o problema é quando se vende links sem o 'nofollow' e assim tentam 'Enganar' de forma descarada o Google e em certa forma prejudicam quem faz o SEO de forma correcta

Jose,

Concordo plenamente contigo, o Google é um hipócrita!! Penaliza quem compra links, e até quem coloca seu link nas directorias gratuitas. Ao mesmo tempo deixa empresas tipo a Text-Link-Ads anunciar no adwords e ainda diz para denunciar os casos?. Caso denunciem a TLA, o que será que vão fazer? Ignorar a queixa ... Só pode!!

Fiz um teste há pouco tempo, e submeti alguns blogs a 2 ou 3 directorias (portuguesas). Descobri que somos penalizados, seja com "follow", ou mesmo "no-follow"

Estavam na 3ª ou 4ª posição no Google, em relação a algumas "keys", e de repente, dum dia para o outro foram para a 15ª.

Logo, desaconselho qualquer tipo compra de links, divulgação em directorias e troca de links com blogs do mesmo dominio, tipo de blogger para blogger ou de sapo/sapo ou WordPress/Wordpress. Se houver trocas, mesmo que de A/B/C e depois de C/A, convém que sejam de dominios diferentes, tipo Sapo/Blogger ou WP/Blogger.

Abraços,

ajTEC