O Google PageRank e a venda de links

Muito se escreveu sobre a última actualização do PageRank do Google. Achei por bem não fazer nenhum comentário até que a poeira assentasse, isto porque aconteceram num curto período de tempo (pelo menos) três actualizações sucessivas com alterações dos valores de PageRank.

O que é que eu posso dizer sobre tudo isto? Vou partilhar a minha experiência com casos reais e as elações que tiro desses casos, comparando-os com tudo o que li pela blogosfera. Sou responsável por vários sites de clientes, sobre várias temáticas e em várias línguas.

De forma resumida as variações no PageRank foram as seguintes:

  • Sites que ainda não tinham PageRank: subiram para valores entre 1 e 4;
  • Sites com PageRank: desceram entre 1 e 2 valores;
  • Sites que vendiam links: ficaram com o mesmo valor (!)

(Nota: Tive clientes que decidiram experimentar a venda de links.)

Os sites que vendiam links é que não desceram?! É verdade, os únicos sites que não viram o seu PageRank descer foram os que vendiam links. Segundo tudo o que se escreveu isto não deveria ser possível, o Google deveria ter penalizado esses e não aqueles que se “portavam bem”.

As explicações (hipóteses) que encontro para este facto são as seguintes:

  • O Google desceu de forma generalizada o PageRank de todos os sites que já tinham PageRank. Desta forma, O Google tentou destruir o mercado de compra e venda de links que lhe ameaçava a relevância dos resultados das pesquisas. O Matt Cutts confirmou que a última actualização do PageRank teve como intenção penalizar os sites que vendiam links.
  • O Google ainda não consegue ou decidiu não implementar o algoritmo que detecta os links comprados. Esta hipótese parece-me pouco provável, porque é relativamente fácil conseguir isso.
  • O Google apenas aplicou o algoritmo de penalização em sites com “muito” tráfego e desceu de forma generalizada em todos os outros. Se eu quisesse passar uma mensagem ao mercado tomaria de certeza esta medida.
  • O Google alterou o algoritmo do calculo do PageRank para contabilizar apenas os links que estão relacionados com o tema do site e eliminou todos os outros links que proviam de sites não relacionados. Esta é para mim a explicação que julgo mais provável e a mais inteligente.

Nesta actualização de PageRank houve muita gente feliz por ter visto o seu PageRank subir de 0 para valores até 4. Isso não é habilidade nenhuma, é assim que costuma acontecer. O Google costuma atribuir um PageRank até 4 logo na sua primeira actualização para um site novo; basta que para isso o site tenha uma boa estrutura de indexação e uma quantidade de conteúdo razoável. Nem precisa de muitos links, três ou quatro chegam! Na segunda actualização é que é atribuído ao site uma actualização mais realista.

Tópicos: 

Comentários

ola fernandes tudo bem
ate que sua materia foi bem otimista ,agora uma coisa que você
falou .
que Eu fiquei preocupadado no final seu "Na segunda actualização é que é atribuído ao site uma actualização mais realista."
isso que disser que vai descer ???

um abraço kakaroto

Existem varias teorias, mas existem alguns itens tidos como verdadeiros?
Gostaria de saber mais sobre o assunto>

Olá kakaroto,

Sim, é verdade. Na experiência que tenho, a probabilidade de baixar é grande.

Abraço,
José Fernandes

mais vamos espera entao a proxima atualização do google

pelo trabalho que você desenvolver acho dificil você desce e eu tambem gerei bons link no meu site .

mais seu desce eu falo com vc : o google nao e meu amigo
ele tirou o page rank
um abraço
kakaroto

Gostaria de ajuda na minha pagina, queria saber algumas dicas para aumentar minha pagerank, minha page rank esta em 1 atualmente, meu blog esta focado em ganhar dinheiro, mais pretendo montar 1 blog de noticias, se puder me ajudar estaria grato, muito boa a postagem ....

eu acho um pouco dificil saber se um link foi comprado ou não, tbm vejo isso com proocupação, se alguem quiser prejucar um site concorrente e adicinar links suspeitos para est esite...