Escolher o domínio certo para o nosso empreendimento na Web é um dos factores críticos de sucesso, tal é a importância dessa escolha. O domínio é mais que simplesmente uma marca. Fazendo uma analogia com o mundo real, ele é simultaneamente o mapa que nos diz o caminho, a estrada que nos leva à loja, os cartazes que a publicitam e a própria loja. Por este motivo a escolha dever ser reflectida e feita com a importância que lhe é devida.
Aqui fica uma lista para ajudar a testar se o domínio tem o que é necessário para ser um bom domínio:
- O nome do domínio deve ser o nome do site. Esta parece óbvia, mas são imensos os casos onde isso não acontece.
- Deve ser pequeno. Embora os domínios possam ter até 67 caracteres, os nomes mais pequenos são mais fáceis de memorizar e de digitar. No entanto, é preferível um nome mais longo mas compreensível do que um mais pequeno e que nada diz sobre a empresa (acrónimo). Domínios mais pequenos levam a que seja mais difícil enganar-se a digitar o nome no browser.
- Fácil de soletrar e compreender. Deve ser relativamente fácil dizer o endereço do site quer seja em pessoa, através da rádio, televisão, etc.
- Genérico. Os domínios com palavras genéricas valem ouro. Caso não seja possível registar um domínio desse tipo, escolha um que seja facilmente memorizável (o marketing faz o resto). Devido ao facto de os bons domínios genéricos já estarem todos registados ou à venda a preços muito elevados, a tendência pela escolha de domínios onde a palavra é inventada mas de fácil memorização tem vindo a aumentar.
- Evitar o hífen (-). É comum tentarem separar as palavras que compõem o domínio com o hífen, mas tal não deve ser feito. Os domínios que fazem uso do hífen estão mais associados ao SPAM; o aspecto dos domínios escritos com hífen não é tão agradável visualmente; torna o domínio desnecessariamente mais longo; evidencia algum amadorismo no marketing da internet.
- Extensão do país ou ‘.com’. A primeira opção para o TLD (top level domain) deve ser aquela onde o publico alvo do site reside (.pt, .com.br, .es, etc), como alternativa apenas o TLD ‘.com’. As outras extensões são completamente dispensáveis.
O domínio deve ser encarado como uma propriedade online, algo que valorizara com o tempo. O seu valor futuro será fruto de uma valorização normal do mercado, caso dos domínios com palavras genéricas, e do investimento de marketing realizado no domínio.
Comentários
Gostei da matéria muito válida
By Gustavo Santana on 30 Nov 2007 at about 16:12.Olá !
Em 1º lugar gostaria de parabenizar o excelente site do José Fernandes você tem aqui um bom conteúdo.
tenho 3 sites sobre Campos do Jordão www.camposdojordaohospedagem.com.br
www.camposdojordaoreservas.com.br
e
www.portaldecampos.com
Dominio de graça
By Camila on 20 Set 2008 at about 23:36.Sou mais dominio free ( sou pobre =D )
Tem um tanto de empresas que oferecem dominio "de graça", mais ou você tem que arrumar pontos ou tem de comprar algum outro serviço, sendo que geralmente são dominios grandes e desagradaveis...
Uso este, acho melhor, vc nao precisa gastar nada e o dominio é "agradavel"...
http://www.dominiodegraca.co.cc/
espero que gostem...
Adicionar novo comentário