Gestão, Negócios, Marketing, Web, Drupal, SEO, Data Mining, Design, Crowdsourcing, Bioinformática...
Existem dois factores que considero serem os mais importantes para conseguir um bom posicionamento nos motores de pesquisa: conteúdo e links . Vamos deixar de parte o “conteúdo” neste artigo e debruçarmo-nos exclusivamente sobre a importância dos links, mais concretamente dos links externos.
Os maiores motores de pesquisa assentam os seus algoritmos sobre as relações entre os links das diversas páginas na internet. Eles avaliam a autoridade de um site através do número e da qualidade dos links que para ele são apontados. Pode ter centenas de links para o seu site, mas se esses links vierem de sites que os motores de pesquisa classifiquem como “spam sites” ou “farm links” de nada lhe servirá ou poderão mesmo prejudicar o seu ranking. Por isso é muito importante conseguir os links “certos”, links que venham de sites de qualidade e relevantes (dentro do tema do seu site).
Um dos factores mais importantes dos links, além do site de onde vem, é qual o texto com que o link foi criado, ou seja, a parte entre as tags <a> e </a> no código HTML da página. É fundamental que esse texto contenha as palavras para as quais pretendemos ter um bom posicionamento nos motores de pesquisa.
<a href="http://josefernandes.pt"><span class="style2">texto do link</span></a>
Quando escrevemos conteúdo de qualidade ou desenvolvemos sites que verdadeiramente encontram um público interessado, os links acontecem naturalmente, mas nem sempre isso é suficiente e por vezes temos que apressar as coisas. Existem diversas técnicas para conseguir links para o seu site; ao conjunto destas técnicas dentro do SEO dá-se o nome de Link Building, ou seja, a angariação de links.
Algumas técnicas mais usualmente utilizadas:
Como pode ver existem muitas técnicas que ajudam à angariação de links, dependendo sobretudo na dificuldade da implementação, qualidade dos resultados obtidos e no tempo necessário à obtenção do retorno.