Gestão, Negócios, Marketing, Web, Drupal, SEO, Data Mining, Design, Crowdsourcing, Bioinformática...
Por vezes colocam-me questões sobre qual é a melhor plataforma para o desenvolvimento de sites (CMS/F – Content Management System/Framework) para uma boa optimização do site nos motores de busca (SEO).
Existem vários aspectos a considerar numa pergunta tão simples. Um dos aspectos mais importante a ter em conta é que praticamente todos os CMS/F existentes (Drupal, Joomla, Manbo, TYPO3, etc) permitem a adição de temas (templates), alterando dessa forma todo o aspecto do site e do HTML que é gerado pelo CMS/F. Estando em posse deste conhecimento rapidamente podemos concluir que o CMS/F pouco pode contribuir para o SEO do site se o tema não foi bem desenvolvido.
Existe, no entanto, um aspecto muito importante para o SEO com o qual os CMS/F podem contribuir positivamente para uma boa optimização do site nos motores de busca. Este aspecto tem palco nos bastidores da navegação Web – os cabeçalhos da mensagem do protocolo HTTP (HTTP Headers).
De seguida dou o exemplo da importância do código de resposta num cabeçalho do protocolo HTTP, utilizando o Drupal e aproveito o exemplo para mostrar como ele “trabalha bem nos bastidores”.
O teste que decidi efectuar ao Drupal foi descobrir com que tipo de erro respondia nos cabeçalhos HTTP quando encontrava um erro de ligação à base de dados.
Alterei propositadamente a linha no settings.php que informa o Drupal dos parâmetros de ligação à base de dados, para que quando fosse feito um pedido o resultado fosse um erro.
$db_url = 'mysql://user-errado:[email protected]/jfmysql';
O resultado foi o seguinte:
Agora vamos ver o que se passou nos bastidores. Para isso utilizei a extensão do Firefox LiveHTTPHeaders.
Como se pode observar a resposta do Drupal nos cabeçalhos HTTP foi o código HTTP/1.x 503 Service Unavailable (a amarelo). Este código indica aos browsers, e mais importante ainda aos spiders dos motores de busca que o site está com um problema técnico e que aquela página é resposta a um erro.
É muito fácil responder com este exemplo prático. Imagine que tudo está bem com o seu site; o ranking para determinada página é bom nos motores de busca e o sucesso está a ser tanto que o número de visitas aumentou consideravelmente. Este aumento nas visitas não era esperado, o servidor por esse motivo não estava preparado para aguentar este tipo de carga e acontece um crash na base de dados! Entretanto o spider do Google chega ao site para indexar a página e encontra a página de erro que indica que a ligação à base de dados falhou. O que fará o spider do Google? É aqui que reside a importância do código de resposta no cabeçalho HTTP; se a resposta fosse um 200 OK (a resposta normal a um pedido) o Google substituiria a página que tinha no indexe por esta errónea, perdendo dessa forma o ranking que tinha conseguido com o conteúdo anterior. O Drupal ao responder com um 503 Service Unavailable permite ao Google saber que não deve indexar essa página e voltar mais tarde.
São estes pormenores que fazem a diferença entre um bom posicionamento nos motores de busca e um resultado medíocre.
Comentários
Não é a ferramenta mas sim o utilizador que fazem a diferença.
By anónimo on 24 Maio 2007 at about 16:11.Não é a ferramenta que se usa mas sim o utilizador/programador/equipa que faz realmente a diferença.
Amadores não sabem o que é .htaccess nem mod_ de apache, quanto mais HTTP_Headers e HTML_Headers
a minha opiniao
By anónimo on 26 Maio 2007 at about 13:35.na minha opinião o joomla tem optimos rendimentos de seo depois claro que optimização e muito importante mas joomla e maravilha
Joomla! e SEO
By Marcio Okabe on 06 Jun 2007 at about 14:29.O Joomla! possui um componente que permite a conversão das URLs cheias de parâmetros em URLs amigáveis e que também facilitam o gerenciamento das META TAGs pelo usuário final. Não sei se o Drupal ou outros possuem estes recursos, mas é um ponto muito forte para o Joomla!
Olá, O Drupal também vem
By José Fernandes on 14 Jun 2007 at about 22:21.Olá,
O Drupal também vem de base com a possibilidade de criar URLs amigáveis. O Joomla também é uma boa plataforma.
Abraço,
José Fernandes
e o prefiro o joolma
By agencia de web on 21 Jun 2007 at about 02:15.acho estranho "anónimo" falar que precisar de uma equipeeeeeeeeeeeeee para instalar o joolma .
e o mesmo que pergunta quantas pessoas precisam para trocar uma lampada
a proposta principal desses CMS e todos que eu vi e facilitar a vida.
Acredito que deve ele ter um CMS proprio
pq deve ser muito bom ele pq nem nome tem :)
henrique
os bons mostram seu sites para todo mundo ver
os anonimos esconder a cara :)
O melhor pra mim é o jommla
By Ronald Cruz on 06 Dez 2008 at about 04:25.Facil em tudo hoje ja sao mais de 4000 extensoes que pode deixar o joomla como vc quiser mais tudo depende do programador como ja foi dito
Joomla e Wordpress
By Roberto on 05 Jan 2009 at about 09:59.Na minha humilde opinião no momento os CMS que se adequam em 100% das necessidades se vc tiver de utilizar um deles par sites nãi importando o tamanho são o Joomla e o Wordpress, com os módulos e plugins certos, uma boa otimização e links de navegação inteligentes criam sites imbatíveis.
8)
Wordpress
By hospedagem on 13 Jul 2010 at about 13:11.Na minha opnião é o Wordpress porque como falado aqui é que apresenta os melhores templates para SEO, mais lembrando não adianta ter um site bem Rankeado se o layout dele não agrade seus visitantes.
Wordpress
By Wendel Moreira on 11 Nov 2010 at about 21:06.pra mim, nenhum bate o wordpress. Como Consultor SEO posso afirmar que ele facilita muito a vida quando o assunto é SEO. É de fácil gerenciamento e código bem fácil de entender. Inserção de meta tag canonical fácil fácil, diferente do Joomla, que não achei ainda como fazer isso