Pular para o conteúdo
Início » Massa Quebrada

Massa Quebrada

Massa-Quebrada-Receita
Compartilhe:

Introdução

A palavra que mais define a receita de Massa Quebrada é versatilidade, pois, são incontáveis as receitas que poderão ser realizadas a partir desta, tanto pratos doces como salgados: Tartes e tarteles recheados com frango, bacalhau, azeitona, queijo, ou se você preferir pêras e maçãs caramelizadas, geleias, crème anglaise, entre outros. A Massa Quebrada bem feita e recheada é ideal para brunchs, cafés, coquetéis, ceias, sobremesas e vai bem com tudo.

Receita originalmente francesa com o nome de paté brisée para massa salgada e pâte sucrée para a receita com açúcar, ao longos dos séculos desde a primeira receita muito se aprimorou quanto ao mecanismo de cozimento e recheios, mas uma coisa permanece: Os ingredientes. Desde o ínicio nada se alterou são apenas 5 itens, e todos você encontra na prateleira da sua cozinha, uma receita super econômica, fácil e rápida.

Ingredientes

  • Cem gramas de manteiga sem sal partida em pedaços
  • Duzentos gramas de farinha de trigo sem fermento
  • Um ovo
  • Uma colher de sopa de água
  • Uma colher de chá de sal

Modo de Preparo

  1. Peneire a farinha em uma tigela grande, com espaço para mistura. Acrescente a colher rasa de sal e a manteiga picada em pedaços. Em seguida, com as mãos, misture a farinha com a manteiga até atingir ponto de uma massa esfacelada.
  2. Parta o ovo em uma tigela e mexa com um garfo.
  3. Na massa esfarelada trace um buraco no meio e acrescente o ovo anteriormente batido e a água nesse espaço no centro da massa.
  4. Com os elemento adicionados trabalhe a massa, amassando do meio para fora, de maneira a atingir consistência homogêna.
  5. Após atingir a consistência desejada, armazene a massa, embrulhe em plástico filme e em marque trinta minutos para repouso da massa no frigorífico.
  6. Passado o repouso da massa, polvilhe farinha em superfície lisa e estenda a massa com ajuda de um rolo de cozinha.
  7. Com a forma desejada para levar ao forno, adeque a massa sobre a tarteira, de forma devagar, retire o excesso de massa com auxílio de uma faca.

Observações

A Massa Quebrada pode ser tanto doce ou salgada, tudo irá depender da sua receita, caso queira uma massa doce para combinar com um recheio, você pode optar por acrescentar à receita original acima três colheres de sopa de açúcar, misture no ínicio junto ao sal, farinha e manteiga. Outra dica importante é o ponto da massa, durante no momento de trabalhar com a os elementos da mistura, tome cuidado para não amassar por tempo demais, pois prejudica a consistência final da tarte, ao ativar o glúten, deixando-a dura.

Um dos momentos mais complicados da receita é pocisionar a massa por cima da forma sem deixá-la quebrar, por isso, a indicação é enrolar a massa no rolo e estendê-la devagar sobre a tarteira, evitando assim que se parta.

Massa-Quebrada-Receita2

Perguntas Frequentes

  • O que é massa quebrada?

Significa uma massa que apresenta textura arenosa e, por isso, fácil de quebrar. Pode ser usado para tortas fechadas ou abertas, pode ou não conter açúcar e atende tanto à recheios doces quanto salgados.

  • Quais os tipos de massa quebrada?

Os três tipos de massa quebrada mais comuns são: Sablée, Brisée, Sucré. Sendo que a diferença entre elas está na relação entre farinha e manteiga, podendo ser mais leves ou pesadas. A técnica também influencia podendo ser o sableado ou a emulsão para a preparação da massa.

  • Por que recebe o nome de massa podre?

A massa brisée, ao chegar no Brasil, ganhou o conhecimento popular como “massa podre” pois se esfarelava toda, é de consistência quebradiça. E assim é conhecida por muitos até hoje.

Conclusão

Seja para um café, quitute ou datas comemorativas uma torta com massa quebrada é muito bem-vinda, são diversos os recheios e a facilidade da receita é outro bônus! Deliciosa, fácil e econômica para o bolso. Além de todas as qualidades da receita, investir em tortas para venda é um super atrativo também, assim, você garante uma renda extra para o final do mês. Coloque literalmente a mão na massa e aproveite essa receita de todas as formas.

juliana

Universitária e apaixonada pelo mundo da culinária! Especialista em fazer diversos tipos de estrogonofes e outras guloseimas. Sempre com uma escrita objetiva e clara para satisfazer os leitores mais exigentes. Essa é a Juliana, pessoa que agora está desbravando o mundo dos blogs e trazendo mais valor para a sociedade. Também, gosta e conhece muito bem todos os episódios do MasterChef Brasil.

José Fernandes - 2023
Todos os direitos reservados.
Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão da Amazon de afiliado sem nenhum custo para você.
NZT Technology Publicidade LTDA - CNPJ: 47.917.617/0001-30 | Av. Paulista 1106, Sala 1 Andar 16 - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01310-914