Introdução
A palavra que mais define a receita de Massa Quebrada é versatilidade, pois, são incontáveis as receitas que poderão ser realizadas a partir desta, tanto pratos doces como salgados: Tartes e tarteles recheados com frango, bacalhau, azeitona, queijo, ou se você preferir pêras e maçãs caramelizadas, geleias, crème anglaise, entre outros. A Massa Quebrada bem feita e recheada é ideal para brunchs, cafés, coquetéis, ceias, sobremesas e vai bem com tudo.
Receita originalmente francesa com o nome de paté brisée para massa salgada e pâte sucrée para a receita com açúcar, ao longos dos séculos desde a primeira receita muito se aprimorou quanto ao mecanismo de cozimento e recheios, mas uma coisa permanece: Os ingredientes. Desde o ínicio nada se alterou são apenas 5 itens, e todos você encontra na prateleira da sua cozinha, uma receita super econômica, fácil e rápida.
Ingredientes
- Cem gramas de manteiga sem sal partida em pedaços
- Duzentos gramas de farinha de trigo sem fermento
- Um ovo
- Uma colher de sopa de água
- Uma colher de chá de sal
Modo de Preparo
- Peneire a farinha em uma tigela grande, com espaço para mistura. Acrescente a colher rasa de sal e a manteiga picada em pedaços. Em seguida, com as mãos, misture a farinha com a manteiga até atingir ponto de uma massa esfacelada.
- Parta o ovo em uma tigela e mexa com um garfo.
- Na massa esfarelada trace um buraco no meio e acrescente o ovo anteriormente batido e a água nesse espaço no centro da massa.
- Com os elemento adicionados trabalhe a massa, amassando do meio para fora, de maneira a atingir consistência homogêna.
- Após atingir a consistência desejada, armazene a massa, embrulhe em plástico filme e em marque trinta minutos para repouso da massa no frigorífico.
- Passado o repouso da massa, polvilhe farinha em superfície lisa e estenda a massa com ajuda de um rolo de cozinha.
- Com a forma desejada para levar ao forno, adeque a massa sobre a tarteira, de forma devagar, retire o excesso de massa com auxílio de uma faca.
Observações
A Massa Quebrada pode ser tanto doce ou salgada, tudo irá depender da sua receita, caso queira uma massa doce para combinar com um recheio, você pode optar por acrescentar à receita original acima três colheres de sopa de açúcar, misture no ínicio junto ao sal, farinha e manteiga. Outra dica importante é o ponto da massa, durante no momento de trabalhar com a os elementos da mistura, tome cuidado para não amassar por tempo demais, pois prejudica a consistência final da tarte, ao ativar o glúten, deixando-a dura.
Um dos momentos mais complicados da receita é pocisionar a massa por cima da forma sem deixá-la quebrar, por isso, a indicação é enrolar a massa no rolo e estendê-la devagar sobre a tarteira, evitando assim que se parta.

Perguntas Frequentes
- O que é massa quebrada?
Significa uma massa que apresenta textura arenosa e, por isso, fácil de quebrar. Pode ser usado para tortas fechadas ou abertas, pode ou não conter açúcar e atende tanto à recheios doces quanto salgados.
- Quais os tipos de massa quebrada?
Os três tipos de massa quebrada mais comuns são: Sablée, Brisée, Sucré. Sendo que a diferença entre elas está na relação entre farinha e manteiga, podendo ser mais leves ou pesadas. A técnica também influencia podendo ser o sableado ou a emulsão para a preparação da massa.
- Por que recebe o nome de massa podre?
A massa brisée, ao chegar no Brasil, ganhou o conhecimento popular como “massa podre” pois se esfarelava toda, é de consistência quebradiça. E assim é conhecida por muitos até hoje.
Conclusão
Seja para um café, quitute ou datas comemorativas uma torta com massa quebrada é muito bem-vinda, são diversos os recheios e a facilidade da receita é outro bônus! Deliciosa, fácil e econômica para o bolso. Além de todas as qualidades da receita, investir em tortas para venda é um super atrativo também, assim, você garante uma renda extra para o final do mês. Coloque literalmente a mão na massa e aproveite essa receita de todas as formas.

Universitária e apaixonada pelo mundo da culinária! Especialista em fazer diversos tipos de estrogonofes e outras guloseimas. Sempre com uma escrita objetiva e clara para satisfazer os leitores mais exigentes. Essa é a Juliana, pessoa que agora está desbravando o mundo dos blogs e trazendo mais valor para a sociedade. Também, gosta e conhece muito bem todos os episódios do MasterChef Brasil.