Introdução
O pudim é talvez a sobremesa mais tradicional e democrática do país, cruza de norte a sul o Brasil e invade a casa dos brasileiros, o que faz com que cada família tenha sua versão de ingredientes, sabores e modo de preparo. Molinho, suave no paladar e doce na medida certa, essa receita que ultrapassa gerações continua com seu lugar de destaque na culinária brasileira. Venha conferir o Pudim de Pão Simples no Liquidificador Assado no Forno!
Ingredientes
Ingredientes para o pudim
- Três pães de sal dormidos.
- Um vidro de leite de coco de duzentos mililitros.
- Três ovos.
- Um xícara de açúcar.
- Três xícaras de leite.
- Uma caixa de creme de leite.
- Um quarto colher de chá de sal.
- Meia xícara de coco ralado.
- Água
Ingrediente para calda do pudim
- Uma xícara e meia de açúcar
- Meia xícara de água
Modo de Preparo
- O primeiro passo é fazer a calda. Em uma panela, em fogo alto, despeje o açúcar e mexa até começar a derretê-lo, mude para fogo médio e quando totalmente derretido adicione a água lentamente, pequenas porções por vez. Mexa bastante. Assim que a calda estiver líquida retire do fogo e despeje na forma do pudim, reserve na freezer por vinte minutos.
- Fatie os pães em pequenos pedaços, reserve.
- Adicione no liquidificador os ovos, o leite de coco, o açúcar, água, creme de leite e o coco ralado.Bata por cinco minutos.
- Retire a forma com a calda do freezer e adicione a batida feita no liquidificador.
- Para introdução da forma com o pudim no forma é necessário que por baixo tenha uma assadeira de tamanho maior com água até a metade. Fazendo um combinado de banho-maria que será inserido no forno.
- Introduza as formas no forno aquecido a duzentos e cinquenta graus por uma hora e quinze.
- Retire do fogo a sobremesa e leva para geladeira por cinco horas.
- Desenforme e sirva.
Observações
Para um resultado final satisfatório vale o comentário de que a xícara utilizada na receita foi de duzentos e vinte mililitros. Fique atento as medidas! Veja o Pudim de Pão Simples no Liquidificador Assado no Forno.
O tipo de açúcar para o pudim não tem regra e pode ser de acordo com o gosto de cada um: demerara, cristal, mascavo, refinado ou até mesmo adoçantes. O mesmo vale para o leite que pode ser substituído por leite vegetal ou até mesmo água utilizando as mesmas porções.

Perguntas Frequentes
- Como saber se o pudim já está pronto?
A dica é utilizar a técnica do garfo ou palitinho de madeira na qual deve-se inserir o garfo ou um palito no pudim que está no forno e observar se sai limpo ou com pedaços da massa do pudim grudado. Se sair seco, é hora de tirar a sobremesa do forno. Se sair sujo, com pedaços, deixe a massa no assando por mais alguns minutos e repita o teste.
- Porque meu pudim não está endurecendo?
Uma série de fatores podem levar a isso como: o tempo de forno, a temperatura, e a forma utilizada. Por isso, fique atento as orientações da receita.
- Quanto tempo o pudim tem que ficar na geladeira para desenformar?
Para evitar que o pudim não desmonte ao desenformar a recomendação é que fique por cinco horas na geladeira.
Conclusão
Gostoso, levinho, lisinho, gelado, utilizando o pãozinho que ia para o descarte e com uma calda de caramelo deliciosa! São inúmeros os motivos para fazer hoje mesmo essa receita atemporal.

Universitária e apaixonada pelo mundo da culinária! Especialista em fazer diversos tipos de estrogonofes e outras guloseimas. Sempre com uma escrita objetiva e clara para satisfazer os leitores mais exigentes. Essa é a Juliana, pessoa que agora está desbravando o mundo dos blogs e trazendo mais valor para a sociedade. Também, gosta e conhece muito bem todos os episódios do MasterChef Brasil.